Navio “Silver Wind” atraca em Luanda com 219 turistas de diferentes nacionalidades
O navio de cruzeiro Silver Wind atracou, nas primeiras horas de sabado, no Porto de Luanda, transportando a bordo 219 turistas de várias nacionalidades, com destaque para cidadãos norte-americanos que desembarcaram com o objectivo de conhecer os principais pontos turísticos do país.
De acordo com o director-geral da agência Travelgest, José Cabral, o navio partiu da cidade sul-africana de Capetown e tem como próxima paragem a cidade de Ponta Negra, na República do Congo.
A chegada ao porto da capital angolana, contou, ocorreu pontualmente às 7 horas, com a partida às 23 horas.
“Estamos a receber pela segunda vez, este ano, um cruzeiro internacional com um número significativo de visitantes interessados em conhecer a história e a riqueza cultural de Angola”, ressaltou.
Roteiro turístico
José Cabral explicou que durante a estadia, os excursionistas foram distribuídos por diferentes circuitos turísticos em Luanda, que incluem, visitas ao Palácio de Ferro, à Paróquia dos Remédios, ao Museu de Antropologia, Fortaleza de São Miguel, Mausoléu António Agostinho Neto, entre outros pontos emblemáticos da cidade.
Segundo o responsável da Travelgest, um grupo de turistas realizou ainda um roteiro com passagem pelo Museu da Escravatura, Mercado do Benfica e o Miradouro da Lua, locais considerados de grande valor histórico e paisagístico.
“Apesar da limitação do tempo de permanência, os passeios são pensados para proporcionar aos visitantes uma amostra da riqueza cultural, histórica de Luanda", explicou, realçando que a maioria dos turistas manifesta interesse por experiências autênticas e contacto directo com a vida local.
Experiência cultural a bordoJosé Cabral revelou que além das visitas guiadas, os turistas tiveram, ao final do dia, um momento cultural angolano a bordo do navio, com apresentações de danças tradicionais e contemporâneas, como kizomba, semba e kuduro, para proporcionar uma imersão mais profunda na cultura local.
“É uma oportunidade única para mostrarmos aos visitantes a diversidade e riqueza da nossa identidade cultural. A ideia é que regressem aos seus países com uma imagem positiva e autêntica de Angola”, destacou.
Para o responsável, a chegada do Silver Wind reforça o posicionamento de Angola como destino turístico em expansão no continente africano, e marca mais um passo ao retorno das actividades ligadas ao turismo internacional pós-pandemia.
Relembrar que sexta-feira, atracou no Porto de Luanda, o Cruzeiro Viking Sky com 980 excursionistas de várias nacionalidades a bordo, provenientes de países como o Canadá, Austrália, França, Inglaterra e os Estados Unidos da América, que conheceram, igualmente, vários lugares que reflectem a história, cultura e beleza natural de Angola.
José Cabral explicou que o navio Viking Sky permaneceu na capital até às 17 horas de sexta-feira, tendo partido para outros pontos da costa africana e terá como destino final a Inglaterra.
Segundo o director-geral da agência Travelgest o processo vai continuar ao longo deste mês de Abril, estando prevista a chegada de mais um navio no dia 21.
“Já organizamos mais de 50 escalas em 12 anos, pois cada navio que chega é uma janela aberta para o mundo, um sinal de que Angola está a acontecer também no segmento dos cruzeiros”, sustentou.
Impacto económico
Para o gestor da Travelgest, a chegada destes navios representa mais do que um momento de turismo, mas sim uma oportunidade para promover Angola além-fronteiras.
Além da vertente turística, o responsável defendeu que o impacto económico destas visitas é significativo, sendo que se contrata autocarros, guias turísticos, pagamentos em museus e refeições nos restaurantes locais.
“Sempre que os recebemos organizamos feiras de artesanato no Porto, para criar espaço aos vendedores locais interagirem directamente com os turistas”, referiu. O responsável considera que este tipo de actividade náutica é um catalisador para o crescimento do turismo nacional, sendo que essas escalas despertam interesse internacional e podem motivar o regresso dos visitantes.