Líderes parlamentares da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) avaliam, hoje e amanhã, em Maputo, Moçambique, os desafios mundiais referentes à paz, com realce para o papel dos parlamentos em prol da defesa dos Direitos Humanos, do desenvolvimento e sustentabilidade.
A apreciação dos temas acontece durante a XIV Assembleia Parlamentar da CPLP, em que Angola se faz representar pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
Segundo a líder do Parlamento angolano, que falava à imprensa antes de embarcar para Maputo, o encontro, subordinado ao lema “ Pela Paz e Cidadania na CPLP”, visa, no essencial, fortalecer os laços entre os Estados-membros.
“Já tivemos casos em que os países da CPLP tiveram que prestar apoio a Moçambique devido às intempéries e desastres naturais”, recordou a líder parlamentar, citada numa publicação da página da Assembleia Nacional no Facebook.
Acrescentou que Angola, como Estado-membro de pleno direito, com uma população avaliada em mais de 35 milhões de habitantes, entre os 290 milhões de habitantes da CPLP, terá uma voz “firme” a nível dos parlamentos da Comunidade, para que, efectivamente, se encontre, através da diplomacia parlamentar, um mecanismo que auxilie na preservação da paz, na promoção do desenvolvimento e reforço da cidadania activa.
Reforcou que em discussão estarão, também, temas como a criação de um bom ambiente de negócios, o desenvolvimento sustentável e a implementação do Acordo de Mobilidade da CPLP, já assinado em Julho de 2021, em Luanda, com o fito de facilitar a livre circulação de cidadãos entre os Estados-membros e incrementar a cooperação bilateral e multilateral em diversas áreas.
Constam ainda da agenda a abordagem de temas ligados à boa governação e ao cumprimento efectivo das resoluções e recomendações da Assembleia Parlamentar da CPLP.