O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, recebeu, quinta-feira, em Luanda, as cartas figuradas da nova representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Rinko Kinoshita.
O UNFPA é a agência de desenvolvimento internacional da ONU líder em saúde reprodutiva e direitos, cujo trabalho é orientado pelo Programa de Acção aprovado na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo, Egipto, em 1994.
O programa do país 2015-2019 fez parte do quadro das Nações Unidas de apoio ao desenvolvimento, elaborado em parceira com o Governo de Angola, com a participação dinâmica dos parceiros e da sociedade civil.
O UNFPA em Angola almeja alcançar a apropriação e a implementação, por parte do Governo, de políticas, estratégias e programas para o desenvolvimento económico e social da população.
Segundo uma nota do MIREX, para assegurar a sustentabilidade das intervenções, o escritório do UNFPA em Angola tem pautado por desenvolver programas que vão ao encontro das prioridades nacionais e de engajar activamente os sectores responsáveis.
De nacionalidade japonesa, Rinko Kinoshita ocupou diferentes cargos de gestão na América Central e do Sul, e em África com a UNICEF e o UNFPA. Antes da sua chegada a Angola, foi representante do UNFPA na Bolívia durante quatro anos.
Novo embaixador do Sudão
Ainda ontem, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, recebeu, em Luanda, as cartas figuradas do embaixador indigitado da República do Sudão em Angola, Abdelraouf Amir Ali Amir.
Durante o encontro, o diplomata sudanês expressou o compromisso de fortalecer as relações de amizade e de cooperação existentes entre Angola e o Sudão, reiterando o desejo de continuar a desenvolver projectos de interesse comum nos domínios económico, social e cultural.
Os dois países africanos mantêm uma relação de amizade sólida, baseada em valores comuns e na cooperação multissectorial.
O Sudão é um país localizado no Nordeste de África, que faz fronteira com o Egipto, Eritreia, Etiópia, Sudão do Sul, República Centro-Africana, Tchad e Líbia, e a sua capital é Cartum.
Segundo a nota, é o terceiro maior país do continente africano e tem uma história rica, marcada por antigas civilizações. A audiência foi presenciada pelo director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do MIREX, Jorge Catarino Cardoso.