• Vida e obra do Agostinho Neto junta académicos de Angola e África do Sul em Cape Town


    Os docentes Victor Kgomoeswana (Universidade de Mpumalanga) e Justin Pearce (Universidade de Stellenbosch) da África do Sul e Luís Paulo Ndala de Angola animaram sábado (16/09/23) na sede do Consulado-Geral de Angola em Cape Town, um colóquio em alusão ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, que se assinala neste domingo.

    O evento foi presidido pela Cônsul-Geral de Angola em Cape Town, Embaixadora Elsa Caposso Vicente e contou com convidados da Embaixada em Pretória e do Consulado-Geral em  Joanesburgo.

    A diplomata destacou a contribuição do Presidente António Agostinho Neto na luta pela Independência de Angola e Libertação da África Austral e o legado que deixou para as gerações vindouras.

    Os debates foram divididos em três painéis, a saber:  "- Figura e obra do Dr. António Agostinho Neto" pelo Dr. Victor Kgomoeswana, "- A influência dos grandes Líderes Africanos na relação entre os povos e desenvolvimento do continente" pelo Dr. Justin Pearce e "– Lembrar legado político do Primeiro Presidente de Angola e Herói Nacional numa perspectiva juvenil".

    No final, os participantes concluíram que é preciso incentivar mais estudantes a se dedicarem ao estudo da História de Angola, necessidade de valorização e respeito pelos feitos dos nossos heróis, inculcar nos jovens valores como o patriotismo, unidade e solidariedade na medida em que "o pensamento de Neto tinha alcance para lá das nossas fronteiras e sem se esquecer de que o mais importante é resolver os problemas do povo".