O chefe da diplomacia angolana, Téte António, chegou ontem sexta-feira, à noite, no Rio de Janeiro, Brasil, para integrar a delegação do Chefe de Estado, João Lourenço, que participará entre os dias 6 e 7 do corrente na XVII cimeira de líderes dos BRICS.
Em nota de imprensa, o MIREX avança que o evento reúne Chefes de Estado e Governo de países que fazem parte dos BRICS, nomeadamente o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com o objectivo de discutir temas prioritários de interesse comum, como economia, segurança, meio ambiente, comércio internacional e desenvolvimento sustentável.
O evento será realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, espaço revitalizado após a Cimeira do G20 de 2024.
O Brasil assumiu a presidência rotativa do BRICS no dia 01 de Janeiro de 2025, adoptando como tema principal: “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança Inclusiva e Sustentável..
Os BRICS cresceram significativamente, além dos cinco membros originais, passando a integrar desde 2024 o Egipto, a Etiópia, o Irão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita e a Indonésia.