A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, já se encontra em Estrasburgo, França, para participar no Fórum Humanitário Internacional sobre os Benefícios da Tecnologia Cirúrgica no avanço dos cuidados de saúde.
Durante intervenção, agendada esta quarta-feira, a ministra irá destacar os avanços inéditos de Angola no campo da cirurgia robótica, destacando as operações neste sentido realizadas no país, em 2024 e 2025, adianta um comunicado de imprensa enviado ao JA Online.
De acordo com o Ministério da Saúde, o país está na vanguarda da inovação médica em África e acredita na construção de um sistema de saúde moderno, inclusivo e resiliente.
Para além das sessões plenárias, está prevista a participação da ministra num fórum reservado entre ministros da saúde, onde serão debatidas soluções inovadoras para a equidade no acesso à saúde, o reforço da formação de quadros locais e modelos sustentáveis de transferência de tecnologia médica.
A presença de Angola neste encontro internacional reforça o compromisso do Governo em consolidar um sistema de saúde mais eficiente, tecnológico e orientado para a justiça social e científica.
Integram a delegação angolana um leque de profissionais seniores do sector da Saúde.