O embaixador de Angola na África do Sul, Rui Xavier, reuniu-se com as autoridades da província do Cabo Norte para se inteirar da situação da comunidade angolana ali residente.
Durante o encontro, realizado no sábado, o diplomata angolano diagnosticou a situação da comunidade angolana nas localidades de Postmasburg, Olifantshoek, Kathu, Upington e Port Nolloth.
Rui Xavier foi recebido pelo governador da província, Zamani Saul, e pelo administrador municipal de Kathu, Johannes Roman.
Uma nota da Embaixada de Angola naquele país dá conta que a comunidade angolana na África do Sul tem sido elogiada, reiteradas vezes, pelas autoridades locais, pela conduta exemplar, o que contribui para o reforço da cooperação entre os dois países.
O embaixador fez-se acompanhar, na visita de trabalho, pela cônsul-geral de Angola na Cidade do Cabo, Elsa Caposso Vicente, que atende aquela circunscrição administrativa, e, pela parte sul-africana, participaram no encontro membros do Governo da Província, Assuntos Internos e Departamento do Desenvolvimento Económico e Polícia.
O Consulado Geral de Angola na Cidade do Cabo, faz saber a nota, tem desenvolvido actividades com vista a incentivar o cumprimento das leis migratórias e promover um envolvimento directo e inclusivo dos angolanos residentes nas tarefas da comunidade.