Os Representantes Permanentes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), acreditados nas Nações Unidas, em Nova Iorque, saudaram esta terça-feira, os recentes progressos registados na implementação do processo de Luanda.
Durante o encontro, presidido pelo representante Permanente de Angola, Francisco da Cruz, os diplomatas louvaram a liderança do Presidente da República da República, João Lourenço, no cumprimento do mandato que lhe foi confiado pela União Africana(UA), para mediar a crise diplomática entre a RDC e o Rwanda, adianta um comunicado de imprensa enviado ao JA Online.
Na ocasião, o diplomata angolano, citado no mesmo comunicado, prestou informações sobre os últimos desenvolvimentos da mediação de Angola, que culminou com a assinatura do acordo de cessar-fogo, em vigor desde 4 de Agosto do ano em curso.
Neste contexto, Franscisco da Cruz fez saber que, no âmbito do processo de o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve encontros em Kigali e Kinshasa, com os seus homólogos do Rwanda, Paul kagame e da RDC, Tshissekedi, respectivamente.
Adiantou que, na sua qualidade de medianeiro do conflito RDC e Rwanda, o angolano apresentou às partes uma proposta concreta de acordo de paz duradoura.