• Representantes da SADC saúdam progressos no Processo de Luanda para paz na RDC


    Os Representantes Permanentes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), acreditados nas Nações Unidas, em Nova Iorque, saudaram esta terça-feira, os recentes progressos registados na implementação do processo de Luanda.

    Durante o encontro, presidido pelo representante Permanente de Angola, Francisco da Cruz, os diplomatas louvaram a liderança do Presidente  da República da República, João Lourenço, no cumprimento do mandato que lhe foi confiado pela União Africana(UA), para mediar a crise diplomática entre a RDC e o Rwanda, adianta um comunicado de imprensa enviado ao JA Online.

    Na ocasião, o diplomata angolano, citado no mesmo comunicado, prestou informações sobre os últimos desenvolvimentos da mediação de Angola,  que culminou com a assinatura do acordo de cessar-fogo,  em vigor  desde 4 de Agosto do ano em curso.

    Neste contexto, Franscisco da Cruz fez  saber que, no âmbito do processo de o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve encontros em Kigali e Kinshasa,  com os seus homólogos do Rwanda, Paul kagame e da RDC, Tshissekedi, respectivamente. 

    Adiantou que, na  sua qualidade de medianeiro do conflito RDC e Rwanda, o angolano apresentou às partes uma proposta concreta de acordo de paz duradoura.