As relações entre Angola e Portugal continuam excelentes, disse, hoje, em Luanda, o embaixador português.
Francisco Duarte falava, na Escola Portuguesa de Luanda, local que acolheu as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
O diplomata recordou a recente visita do Presidente João Lourenço a Portugal como sinal da força da cooperação entre os dois países.
Para o próximo mês, está a ser preparada as visitas do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, que antecede a vinda ao país do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
Segundo o diplomata, estas visitas reflectem a importância da cooperação entre Portugal e Angola.
O acto foi presidido pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação de Portugal.
Fernando Alexandre disse na ocasião que Portugal voltou, no Sec. XXI, para o Atlântico, com maior interesse de aproximação das comunidades falantes do português.
"A existência de uma lusofonia criou, que une tantos povos a tantos séculos, só foi possível porque se criou uma relação muito próxima entre eles, gerando novas formas de cultura e de civilização; e essa novidade da lusofonia é visível pela nossa cultura e música”, disse.
Na cerimônia estiveram também presentes pelo governo de Angola o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da Republica, Francisco Pereira Furtado; os ministros das Relações Exteriores, Téte António, da Educação, Luísa Grilo, da Cultura, Filipe Zau, do Ambiente, Ana Paula de Carvalho e outros membros do Executivo, para além de empresários dos dois países e gestores de empresas públicas e privadas.