• Reforço da cooperação no Ensino Superior analisado em Beijing


    A China vai apoiar Angola na instalação de laboratórios de investigação, bem como o estabelecimento de mecanismos que facilitem a mobilidade de investigadores, docentes e técnicos entre os dois países.

    A decisão saiu de um encontro entre a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Paula Regina Simões de Oliveira, e o ministro da Educação da China, Jinpeng Huai, em Beijing, que serviu para discutir a cooperação bilateral no sector da Educação, com enfoque no Ensino Superior, Formação Profissional, Ciência e Tecnologia.
    A ministra Paula Oliveira salientou a necessidade de apoio no domínio da Ciência e Tecnologia, particularmente na formação de jovens e na criação de condições adequadas para o desenvolvimento científico.

    Durante o encontro, o ministro Jinpeng Huai destacou o fortalecimento das relações entre Angola e a China, especialmente após a recente visita do Presidente angolano à China, que resultou no estreitamento das parcerias estratégicas entre os dois países. Sublinhou ainda a importância de se continuar a investir na Educação e no desenvolvimento de talentos que contribuirão para um futuro sustentável para ambas as nações.

    Jinpeng Huai considerou as sugestões da ministra valiosas e afirmou que, sob a liderança dos dois países, será possível continuar a melhorar o investimento na Educação. O ministro chinês falou da cooperação já existente entre o Gabinete de Tenologias de Informação e Comunicação Institucional da Universidade Agostinho Neto e a Universidade Normal de Harbin e elogiou a carreira da ministra Paula Oliveira na área da Medicina e como investigadora.

    O ministro incentivou o aumento de investimentos em áreas além do ensino de línguas, enfatizando a importância de preparar docentes para o futuro e promover a transformação digital no sector educativo.

    Na área da formação técnica e profissional, a China está a desenvolver o programa STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e divulgou a criação de uma plataforma de ensino técnico. O ministro convidou, ainda, a ministra Paula Oliveira a participar num encontro sobre formação técnica, a realizar-se em Novembro, na China, com o objectivo de reforçar a cooperação entre os dois países.

    A reunião, que contou também com a participação de altos representantes das áreas de formação técnica e de assuntos internacionais do Ministério da Educação da China, reforçou o compromisso de Angola e da China em promover o desenvolvimento sustentável através da Educação, Ciência e Inovação.