O presidente Cyril Ramaphosa declarou que o Príncipe de KwaPhindangene e Primeiro-Ministro Tradicional do Monarca e da Nação Zulu, Príncipe Mangosuthu Buthelezi, será homenageado com um Funeral Oficial Especial Categoria 1 em Ulundi em KwaZulu-Natal.
O presidente Ramaphosa anunciou o falecimento de Buthelezi, aos 95 anos, no sábado.
“À medida que os preparativos se desenrolam para os eventos memoriais, o presidente Ramaphosa reitera suas profundas condolências à Casa Real, bem como aos amigos, colegas - incluindo membros do Parlamento - e associados nacional e internacionalmente do falecido líder.
“A Política Funerária Oficial Estadual, Oficial e Provincial do governo concede Funerais Oficiais Especiais, Categoria 1, a pessoas de credenciais extraordinárias especificamente designadas pelo Presidente da República da África do Sul”, disse a Presidência em um comunicado na terça-feira.
O funeral também envolverá elementos de honras militares.
“O Presidente ordenou que as bandeiras sejam hasteadas a meio mastro em estações de bandeira em todo o país a partir de hoje, terça-feira, 12 de setembro de 2023, até a noite do dia em que o funeral ocorrerá”, concluiu o comunicado.
Buthelezi serviu como o primeiro Ministro do Interior da África do Sul e foi o fundador e Presidente Emérito do Partido da Liberdade Inkatha.