• Presidentes Joe Biden e João Lourenço mantêm encontro em Nova Iorque


    O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, recebeu, em Nova Iorque, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, num encontro de cortesia durante o qual ambos os estadistas fizeram uma foto de família, ladeado das respectivas esposas, nomeadamente as Primeiras-Damas Ana Dias Lourenço e Jill Biden.

    O momento enquadrou-se na tradicional recepção que o Presidente dos Estados Unidos da América oferece aos líderes mundiais que se deslocam, em Setembro de cada ano, a Nova Iorque, para o Debate de Alto Nível da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

    O encontro entre os dois Presidentes marcou o fim da missão oficial do estadista angolano em Nova Iorque. João Lourenço e Joe Biden voltam a encontrar-se, em Outubro deste ano, em Luanda, durante a já anunciada visita do Presidente norte-americano a Angola.

    A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, avançou que, em Luanda, Joe Biden vai discutir o aumento da colaboração em prioridades compartilhadas, incluindo o reforço das parcerias económicas que mantêm as empresas competitivas e protegem os trabalhadores, para além de celebrar um projecto de assinatura da Parceria para Infra-estrutura e Investimento Global (PGI) do G7.

    A alta funcionária da Casa Branca disse que este passo avança a visão conjunta dos EUA para a primeira rede ferroviária transcontinental de acesso aberto de África, referindo-se ao Corredor do Lobito.

    O fortalecimento da democracia e do engajamento cívico, intensificar as acções em matéria de segurança climática e transição para as energias limpas e aumentar a paz e a segurança serão outros temas que vão ser analisados, tal como fez saber Karine Jean-Pierre, na comunicação sobre a visita de Biden a Angola.

    Visita de Biden a Angola

    Ao se pronunciar, pela primeira vez, sobre a visita do Presidente Joe Biden a Angola, o chefe da diplomacia angolana, Téte António, disse que a mesma ilustra o bom estado das relações entre os dois países e vai fazer com que os olhares do mundo estejam virados para Angola.

    "As visitas, a este nível, são sempre uma demonstração de boas relações e trazem, sempre, consigo oportunidades para o sector empresarial dos dois países”, frisou, reforçando que o país vai organizar a referida visita para ser um sucesso.