Espera-se que os líderes da África Austral se reúnam em Luanda, em Angola, para a 43a Cúpula Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Espera-se que o presidente Cyril Ramaphosa, na sua qualidade de presidente cessante do Órgão da SADC, participe da cúpula.
Será realizado na quinta-feira sob o tema “Capital humano e financeiro: os principais impulsionadores da industrialização sustentável da Região da SADC”. Será precedido na quarta-feira pela Cúpula da Troika do Órgão da SADC sobre Política, Defesa e Cooperação em Segurança.
“A Cúpula da Troika do Órgão discutirá a situação política e de segurança na região, com foco particular no Reino do Lesoto, Reino da Suazilândia, Moçambique (Missão SADC em Moçambique) e República Democrática do Congo.
“A Cúpula da Troika do Órgão também refletirá sobre a consolidação da democracia na SADC e deliberará as perspectivas socioeconômicas para a Comunidade.
“Outras atividades da Cúpula incluem o anúncio do Concurso de Ensaios da Escola Secundária da SADC de 2022, os Prêmios de Mídia e a apresentação da Medalha de Honra a um dos Fundadores da SADC - o falecido e primeiro Presidente da República do Botswana, Sua Excelência, Sir Seretse Khama”, disse a Presidência na terça-feira.
O Ministro das Relações Internacionais e Cooperação, Dr. Naledi Pandor, o Ministro da Defesa e Veteranos Militares Thandi Modise e o Ministro da Presidência responsável pela Segurança do Estado Khumbudzo Ntshavheni acompanharão o Presidente.