O presidente Cyril Ramaphosa expressou sua profunda tristeza pela perda significativa de vidas infligida por um incêndio em um prédio residencial em Marshalltown, Joanesburgo.
O incêndio nas primeiras horas de hoje ceifou 73 vidas, com várias outras feridas; enquanto pelo menos cerca de 141 famílias foram deslocadas.
Em um comunicado na quinta-feira, o presidente Ramaphosa ofereceu suas profundas condolências às famílias do falecido e desejou aos sobreviventes feridos uma recuperação rápida e completa.
Os pensamentos do presidente também estão com famílias e indivíduos que perderam suas acomodações e posses neste incidente.
“Esta é uma grande tragédia sentida por famílias cujos entes queridos pereceram dessa maneira horrível, e nossos corações estão com todas as pessoas afetadas por este evento.
“Este incidente exige que todos nós, desde os serviços de emergência e outras entidades do governo até organizações comunitárias, entremos em contato com os sobreviventes para ajudar a restaurar o bem-estar físico e psicológico das pessoas e oferecer toda a ajuda material que os residentes possam precisar”, disse o presidente.
O presidente Ramaphosa espera que as investigações sobre o incêndio permitam que as comunidades e autoridades evitem a repetição de tal tragédia ou tragam para reservar quaisquer partes culpadas.