O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, preside, hoje, em Adis Abeba, Etiópia, na qualidade de presidente em funções da União Africana (UA), à cerimónia de passagem de pastas entre a direcção cessante e a nova da Comissão da organização continental (CUA).
O Presidente em exercício da União Africana, que já se encontra desde a tarde de ontem em Adis Abeba, deverá proferir um discurso. A cerimónia vai encerrar com uma reunião, à porta fechada, entre João Lourenço e a nova liderança da Comissão da União Africana.
À sua chegada, João Lourenço foi recebido pelo seu homólogo etíope, Taye Atske Selassie. A nova direcção da CUA, encabeçada pelo djiboutiano Mahmoud Ali Youssouf, de 60 anos, vai receber o testemunho da cessante, liderada pelo tchadiano Moussa Faki, que cumpriu dois mandatos.
Mahmoud Ali Youssouf vai ser coadjuvado pela argelina Selma Malika Haddadi.
Mahmoud Ali Youssouf e Selma Malika Haddadi foram eleitos durante a 38.ª sessão ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorreu de 15 a 16 de Fevereiro. Na mesma cerimónia, vão prestar juramento quatro dos seis comissários da Comissão da União Africana, eleitos durante a 46.ª sessão ordinária do Conselho Executivo, órgão da União Africana.Os comissários vão prestar juramento perante o novo presidente da Comissão, em acto a ser testemunhado pelo Presidente da União Africana, o Estadista angolano. Ficaram por eleger os comissários para o Desenvolvimento Económico, Comércio, Turismo, Indústria e Mineração e para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja eleição, como avançou, ontem, em Adis Abeba, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, pode acontecer ainda em Abril deste ano.
O ministro das Relações Exteriores adiantou que a agenda de trabalhos do Estadista angolano reserva, ainda para hoje, um encontro bilateral com o Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali.
Para amanhã, último dia da visita de trabalho do Chefe de Estado angolano, está prevista uma deslocação, sempre na condição de Presidente da União Africana, ao Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África).
Esta instituição foi criada por iniciativa da União Africana com a finalidade de reforçar a segurança sanitária no continente, dando resposta a pandemias e ocupando-se do desenvolvimento de capacidades no domínio da saúde pública.