• Presidente da Tanzânia chega hoje para fortalecer as relações bilaterais


    A Presidente da República Unida da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, inicia hoje, em Luanda, uma visita oficial de 72 horas a Angola, a convite do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, com vista a reforçar as relações de cooperação bilateral.

    De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a estadista tanzaniana deverá desembarcar hoje à tarde no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, onde vai ser recebida pelo ministro Téte António.Em Luanda, refere o documento que cita a agenda presidencial, está previsto um encontro com o Presidente João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, durante o qual os dois Chefes de Estado vão centrar-se no aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e a Tanzânia.

    Samia Suluhu Hassan vai cumprir um intenso programa de carácter político-diplomático, económico e cultural. A Presidente da Tanzânia vai visitar o Memorial Dr. António Agostinho Neto e depositar uma coroa de flores no sarcófago do Fundador da Nação e assinar o respectivo livro de honra.

    As relações político-diplomáticas entre Angola e a Tanzânia foram formalmente estabelecidas em 1976, logo após a proclamação da Independência Nacional.

    A Tanzânia destacou-se como um dos países africanos que mais apoiou a luta de libertação nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), tendo acolhido e assistido movimentos de libertação angolanos e de outros países em solo tanzaniano.

    Esta relação histórica de solidariedade traduziu-se numa amizade duradoura, que tem vindo a ser consolidada ao longo das últimas décadas.Ambos os países partilham uma visão comum sobre o desenvolvimento sustentável, a integração regional e a defesa do multilateralismo, cooperando activamente a nível da União Africana, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e de outras plataformas internacionais.Recentemente, o Governo tanzaniano manifestou o interesse em alargar a cooperação com Angola em vários domínios.

    A pretensão foi expressa no mês passado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da África Oriental e Enviado Especial da Presidente da Tanzânia, Mamud Sabith Kombo.O responsável, que falava no fim de uma audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu ao ministro Mamud Kombo, fez na ocasião a entrega de uma missiva da Chefe de Estado da Tanzânia.

    O ministro tanzaniano recordou a longa história partilhada entre os dois países, tendo sublinhado que “Angola e a Tanzânia têm uma longa história e estamos a falar sobre fortalecer essa longa história juntos, com a cooperação em diversas esferas, cooperação política, económica e social”, disse Mamud Sabith Kombo, que não podia, obviamente, revelar mais detalhes da mensagem entregue ao Estadista angolano.

    De acordo com o também ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Angola e a Tanzânia sustentam relações “bastante históricas e profícuas”, justificando a sua presença no Palácio Presidencial para “passar em revista” os laços de cooperação “no campo económico, político e social, e que pretendemos reforçar cada vez mais”.

    Mamud Sabith Kombo referiu, ainda, que as relações de cooperação entre os dois países datam de longos anos e são forjadas num momento em que alguns, incluindo ele próprio, não estavam nascidos, enfatizando que a missão é continuar a desenvolvê-las, para o bem de ambos os povos e países.