Uma explosão de um gasoduto em Braamfontein, Joanesburgo, deixou pelo menos cinco pessoas feridas, enquanto um caminhão e um prédio perto da Ponte Nelson Mandela pegaram fogo.
De acordo com um comunicado divulgado na conta X da cidade de Joanesburgo (anteriormente conhecida como Twitter), o prefeito Kabelo Gwamanda explicou que o incidente ocorreu enquanto a manutenção estava sendo realizada em um gasoduto Egoli.
“Confirma-se que a explosão seja uma explosão de gás de um gasoduto Egoli que estava em manutenção.
“Após o incidente da Bree Street, a cidade pressionou a eGoli e outros prestadores de serviços a testar e manter seus sistemas para evitar futuros acidentes e minimizar o risco de vazamentos e explosões. Infelizmente, essa explosão ocorreu durante o curso de tal manutenção.
“Os residentes na área são avisados de que podem experimentar um forte cheiro de gás e não devem se preocupar, pois o gás está sendo liberado na atmosfera e não representa risco para a saúde e a vida”, disse Gwamanda.
Desde julho, pelo menos dois grandes incidentes abalaram a área, a saber, uma explosão de gasoduto de metano na Lillian Ngoyi (Bree) Street, que matou uma pessoa e causou sérios danos à infraestrutura, e o incêndio do Usindiso Building da semana passada, que ceifou pelo menos 74 vidas.
Gwamanda alertou os moradores para ficarem longe de áreas de desastre para sua própria segurança.
“Devemos, no entanto, também condenar uma tendência crescente em que as pessoas convergem em torno de uma cena de desastre, tirando fotos e vídeos, em vez de evacuar e se afastar de tais cenas. A explosão de Boksburg deve ser uma lição de que as cenas de desastre devem ser resolvidas imediatamente por todos”, disse Gwamanda.
Em um comunicado, a Egoli Gas confirmou que o oleoduto pertence a ele e disse que o fogo foi “contido dentro de 15 minutos”.
A empresa disse que tem trabalhado em estreita colaboração com a cidade de Joanesburgo desde a explosão da Lillian Ngoyi Street em julho “para tornar a cidade segura”.
“Isso envolve expor seções de oleoduto e tubos para garantir a integridade da rede. Este processo de tornar a cidade segura está sendo implementado em fases, após a explosão na Bree Street em julho e possíveis danos à infraestrutura de Egoli devido a esse incidente.
“Uma análise da causa raiz será concluída e foi alcançado um acordo com a equipe executiva de Joanesburgo de que o JMPD [Departamento de Polícia Metropolitana de Joanesburgo] e o EMS [Serviços Médicos de Emergência] serão informados sobre o trabalho futuro para ajudar no gerenciamento do tráfego e do movimento público em áreas onde o trabalho está planejado”, concluiu o gás Egoli.
-
Pelo menos cinco feridos no incêndio de Braamfontein