• Participação na 79.ª Assembleia Geral da ONU foi positiva


    O ministro das Relações Exteriores considerou, quinta-feira, em Nova Iorque, positiva a participação de Angola na 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações, que teve como ponto alto a presença do Presidente da República, João Lourenço, no Debate de Alto Nível.

    Téte António disse que a participação de Angola no evento, a vários níveis, permitiu demonstrar, mais uma vez, a visão do país sobre os vários temas que dominam a arena internacional.

    Téte António referiu que o Movimento dos Não-Alinhados tem avançado, de forma eficaz, os interesses dos países em desenvolvimento no cenário global, incluindo a defesa firme pelo direito inalienável à autodeterminação dos povos sob ocupação estrangeira e pela protecção de civis em conflitos armados.

    "A situação na Palestina é uma questão de grave preocupação. Não devemos poupar esforços até que um cessar-fogo seja alcançado por meio de uma solução política que conduza à cessação completa das hostilidades e à paz duradoura”, defendeu, na ocasião, o chefe da diplomacia angolana, tendo manifestado plena solidariedade de Angola para com o povo palestiniano.

    "Eles têm o direito à autodeterminação, o direito de ter o próprio Estado dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas de 1967”, acrescentou.

    O ministro reiterou que Angola condena todos os actos de violência e ataques contra populações civis, sobretudo contra mulheres e crianças, apelando às partes em conflito ao cumprimento das obrigações nos termos do direito internacional humanitário e dos Direitos Humanos, com realce à protecção dos civis.