O chefe Negociador de Angola na Zona de Comércio Livre da SADC, Videira Pedro, afirmou, quarta-feira, em Luanda, que há grande interesse dos países da região em adquirir os produtos nacionais, com realce para a carne bovina.
Videira Pedro que falava à imprensa, durante o Fórum sobre a Adesão Plena de Angola ao protocolo de trocas comerciais da SADC, sublinhou que para o terceiro dia foram analisados os pedidos de acesso ao mercado da Zona de Livre Comércio de alguns países que querem de imediato ter acesso aos produtos de Angola.
"Vamos receber destes países a lista de produtos por prioridades com o objectivo de ver como podemos atender o pedido de cada um nomeadamente Botswana, África do Sul, Namíbia e demais países para a categoria dos produtos que serão liberados imediatamente", disse. Entre os produtos, destacam-se a carne bovina e fruta, e que em função dos pedidos, Angola vai reformular a oferta tarifária para poder satisfazer os pedidos dos países.
Uma das vantagens dessas negociações, apontou, é a população ter acesso aos produtos a um preço acessível, porque estarão isentos de direitos aduaneiros.