O processo de transferência das operações do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o Dr António Agostinho Neto começa no dia 10 de Novembro, anunciou, terça-feira, no Sumbe, o ministro dos Transportes.
Ricardo d’Abreu referiu-se à publicação de um decreto executivo que formaliza a transição para a operação do Aeroporto Internacional de Luanda Doutor António Agostinho Neto, que se constitui num “passo crucial” na implementação das fases 2 e 3 daquele empreendimento aeroportuário.
A transição, esclareceu, vai ser faseada, culminando a 31 de Março de 2025. Ricardo d’Abreu Lembrou que o novo aeroporto já iniciou operações de carga em Dezembro do ano passado, e agora está preparado para receber voos de passageiros.
O ministro sublinhou a importância de um trabalho colaborativo envolvendo múltiplas instituições, incluindo a Autoridade Nacional da Aviação Civil e outras autoridades reguladoras, para garantir que todos os padrões de segurança e capacidade operacional sejam cumpridos.
A companhia aérea de bandeira, a TAAG, disse, terá um papel central nesse processo, iniciando operações a partir da mesma data de activação do aeroporto. O ministro referiu que se trata de uma estratégia comum em outros países e visa dinamizar o sector da aviação civil em Angola.
4 de Fevereiro vai estar voltado à aviação executiva
Ricardo d’Abreu garantiu que o Aeroporto 4 de Fevereiro vai permanecer operacional, mas voltado para a aviação executiva, protocolar e voos charter, apoiando assim o crescimento do turismo no país.
O governante reiterou que o objectivo é proporcionar uma experiência melhorada para os passageiros, desde a sua chegada ao aeroporto até ao destino final, garantindo que todos os aspectos do ecossistema de transporte estejam integrados.