As obras de construção e reabilitação de vias rodoviárias, de acesso ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda, de 45 quilómetros na comuna do Bom Jesus, município de Icolo Bengo, caminham bem e devem ser entregues até finais de Setembro, segundo projecções mais optimistas do Instituto de Estradas de Angola (INEA) em Luanda.
Por alguns dias, o Jornal de Angola pôde ver as obras em desenvolvimento, que vão tornar mais fluido o trânsito para o aeroporto, destinado a ser uma placa giratória da aviação, com números que podem chegar aos 15 milhões de passageiros e 150 mil toneladas de mercadorias por ano
A engenheira Rosária Kiala, responsável pelos Serviços Provinciais do INEA em Luanda, nossa cicerone, não poderia ser mais optimista, ao ser questionada pelo JA. " Pretendemos terminar as obras até Agosto/Setembro deste ano", responde, indicando que as empreitadas estão divididas em manutenção e conservação, requalificação, reabilitação e construção.
As obras de manutenção e conservação da via do Patriota, que andou fechada desde Janeiro deste ano, e do Futungo/Cabolombo já estão concluídas, enquanto no domínio da conservação e manutenção se trabalha na Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem "Loy” e 21 de Janeiro.
"Quanto à reabilitação, estamos a trabalhar na Deolinda Rodrigues, com obras já aí à volta dos 80 por cento. Na Fidel Castro, além da reabilitação propriamente dita da via, o trabalho incide na construção de 16 quilómetros de uma via de serviço, com destaque para a colocação de pedonais", sublinha Rosária Kiala.
A responsável adiantou que na Avenida Deolinda Rodrigues estão por se colocar mais sete pedonais e outra junto à Fermat e na "paragem do motorista", obras que devem terminar ainda este mês. "Até meados de Junho, vamos começar também a fazer as fundações para podermos montar uma pedonal na chamada "paragem do motorista". Tudo isso a pensar na facilitação da mobilidade urbana”, sublinhou.
Além da montagem dessas sete novas pedonais, as antigas estão a ser reabilitadas. "Acho que nos faltam uma ou duas, uma perto da ponte partida, mas aí vamos colocar uma nova, que é um caso específico, pelo seu perfil rodoviário e ferroviário.
"Essa é, na verdade, uma situação diferente em relação à estratégia que estamos a seguir quanto à montagem das pedonais, sobretudo nas vias de acesso ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda", esclarece a responsável dos Serviços Provinciais do INEA em Luanda.
A engenheira explica que na via expressa ainda não começou a montagem das pedonais, mas garante que as obras podem arrancar até o final do mês de Junho.
Nessa via, como esclarece Rosária Kiala, está prevista a montagem de cinco pedonais, com referência principal para as que ficam junto da Maxi, Shoprite e Centro Sol.
Num outro desenvolvimento, o surgimento de novos serviços comerciais, na zona Kikuxi, um grande aglomerado populacional, trouxe desafios acrescidos ao INEA, como reconhece a sua responsável. "Ora, tendo surgido um novo Shopping, vemos que surgiu um constrangimento em termos de travessia naquela área, a justificar claramente a colocação de uma pedonal", esclarece, para justificar a empreitada.
"Isso é algo que não estava previsto, mas de repente surgiram novos centros comerciais. Logo, tivemos que acompanhar essa dinâmica, colocando pedonais, para maior segurança da população", sublinha Rosária Kiala
O Jornal de Angola pôde ver obras de melhorias das vias da área do Zango, sobretudo às que vão dar ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda, inaugurado a 10 de Novembro de 2023, pelo Presidente João Lourenço.
"Fizemos, também, a reabilitação das vias do Zango, o que resultou numa maior fluidez do trânsito", refere, indicando, contudo, que essas melhorias não contemplaram a macro-drenagem, o que deve levar ao realojamento de algumas pessoas.
Em bom rigor, pretende-se, com o realojamento, viabilizar a macro-drenagem, para terminar o canal que foi construído naquela zona.
Evolução das obras
A responsável dos Serviços Provinciais do INEA, em Luanda, mostra-se confortável com a execução física e financeira das várias empreitadas nas acessibilidades ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda. Ela entra mesmo em detalhes. "Na generalidade, as obras atingiram um ponto de não retorno", diz Rosária Kiala, destacando a Avenida Deolinda Rodrigues, onde as obras já vão a 80 por cento da execução, faltando apenas colocar as pedonais, desde a Unidade Operativa até a chamada Ponte do 25, na EN 230.
Entre outras frentes, na Avenida Fidel Castro, nesta altura há, também, obras, com elevada visibilidade, desde a área do Cabolombo até à Ponte do 25. A responsável do INEA em Luanda mostra-se muito preocupada com a macro-drenagem, que considera o "forte" da empreitada na Fidel Castro.
"Em termos de reabilitação da via e recapeamento, aquilo que se previa, em termos de macro-drenagem, que é o forte que está ali, ainda há trabalho significativo a fazer", adianta.
A macro-drenagem, contudo, sempre existiu na Fidel Castro, mas as ocupações das linhas de água tornaram-se problemáticas para o curso normal da empreitada. "Só por isso é que estamos, hoje, a investir fortemente na macro-drenagem na Avenida Fidel de Castro", refere a engenheira Rosária Kiala, sobre a mais importante via de ligação ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda.
Via do Kimbango
Sempre em linha com a melhoria da circulação para o NAIL, está em construção uma nova estrada, desde o Kimbango, para desembocar na Via Expressa, seguindo em paralelo à Deolinda Rodrigues, algo que resultará em ganhos consideráveis para as comunidades por onde passa.
"Isso ajuda a desafogar o trânsito na Deolinda Rodrigues. A estrada vai começar onde nós fechamos, mas lá dentro já trabalhamos bastante", adianta a responsável do INEA em Luanda, acrescentando que já foram construídos sete quilómetros de macro-drenagem e cerca de um quilómetro de lancis para passeios.