O funeral do falecido presidente fundador do Partido da Liberdade Inkatha (IFP) e primeiro-ministro tradicional da Nação Zulu, Príncipe Mangosuthu Buthelezi, acontecerá na sexta-feira, 15 de setembro de 2023.
O Governo Provincial de KwaZulu-Natal, bem como a família Buthelezi, fizeram o anúncio após uma breve reunião no domingo.
“O primeiro-ministro de KwaZulu-Natal, Nomusa Dube-Ncube, confirmou que há comunicação contínua com a Presidência sobre os preparativos do funeral. O primeiro-ministro afirmou que o serviço funerário e a logística cerimonial associada serão comunicados o devido tempo”, disse o governo provincial em um comunicado.
O príncipe Buthelezi faleceu no sábado de manhã aos 95 anos.
Após o anúncio do presidente Cyril Ramaphosa do falecimento do príncipe Buthelezi, o Conselho Executivo de KwaZulu-Natal, liderado pelo primeiro-ministro, visitou KwaPhindangene em Nkonjeni, uLundi, para prestar homenagem à família.
Dube-Ncube disse que o príncipe Buthelezi era um gigante cujos passos estão gravados de forma indelevelmente na tela do tempo, e seu papel nas negociações, que levou à transição democrática, foi enfático.
“Sua passagem é equivalente ao incêndio de uma biblioteca, já que o Príncipe Buthelezi era um cronista incomparável e uma enciclopédia de nossa história. Sua memória era, até mesmo até sua morte, fotográfica e sua narrativa era o material dos teatros internacionais.
“À medida que ele faz a transição para o mundo dos ancestrais, nossos corações estão profundamente doloridos pela perda. Em nome do governo e do povo de KwaZulu-Natal, tiramos nossos chapéus ao Príncipe Buthelezi por sua própria parte na busca de trabalhar para o povo do nosso país. Que sua alma descanse em paz”, disse Dube-Ncube.
Enquanto isso, em sua busca para lamentar a triste morte do Príncipe Buthelezi em particular, enquanto acomoda os enlutados que estão se reunindo para prestar suas homenagens, a família montou uma marquise na entrada da propriedade, onde um culto diário será realizado às 17h.
A família agradeceu aos sul-africanos de todas as esferas da vida pelo derramamento de mensagens de condolências enquanto lamentam o triste falecimento do chefe da família.