• O fundador do IFP, Príncipe Mangosuthu Buthelezi, morre aos 95 anos


    O presidente Cyril Ramaphosa expressou profunda tristeza pelo falecimento do Príncipe Mangosuthu Buthelezi, o Príncipe de KwaPhindangene, Primeiro-Ministro Tradicional do Monarca e Nação Zulu, e o Fundador e Presidente Emérito do Partido da Liberdade Inkatha.

    “O Príncipe Mangosuthu Buthelezi tem sido um líder excepcional na vida política e cultural de nossa nação, incluindo os ebss e fluxos de nossa luta de libertação, a transição que garantiu nossa liberdade em 1994 e nossa dispensação democrática”, disse o presidente.

    O príncipe Buthelezi, que serviu como o primeiro ministro do Interior democrático da África do Sul, faleceu nas primeiras horas de sábado, 9 de setembro de 2023, apenas duas semanas após a celebração de seu 94o aniversário.

    “Meus pensamentos e orações e os do governo e de nossa nação vão para a Casa Real, que foi abençoada por compartilhar.

    “uMntwana waKwaPhindangene longa vida com ele, bem como para a Nação Zulu e a liderança e adesão do Partido da Liberdade Inkatha. Neste momento, abraçamos o clã Buthelezi em seu luto e rezamos para que a alma do Príncipe descanse em paz”, disse o presidente Ramaphosa.

    Os anúncios serão feitos no devido tempo, com base em consultas entre o governo e a família, sobre os arranjos para lamentar e honrar os Inkosi do clã Buthelezi como um líder formidável que desempenhou um papel significativo na história do nosso país por sete décadas.

    “Vamos, no devido tempo, refletir mais extensivamente sobre sua vida extraordinária e diversas contribuições para o desenvolvimento de nossa nação”, disse o presidente.