O Embaixador da República de Angola na África do Sul, Rui Orlando Xavier, entregou hoje (03/10/23) as Cartas Credenciais ao Presidente Cyril Ramaphosa.
A cerimónia teve lugar no Sefako Makgatho Presidential Guest House em Pretória e o diplomata angolano foi o oitavo numa lista de 23 Chefes de Missão de países de África, Europa, América e Ásia, recentemente nomeados.
Antes de ser nomeado para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na África do Sul, Rui Orlando Ferreira de Ceita da Silva Xavier desempenhou as mesmas funções no Japão.
Na África do Sul, o diplomata angolano vai, por inerência do cargo, desempenhar as funções de Embaixador Não Residente da República de Angola no Reino do Lesotho e Madagáscar.
O Embaixador Rui Xavier é natural de Luanda, licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Luís de Camões em Portugal. Diplomata desde 1976 é Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República da África do Sul.
Foi Embaixador de Angola no Japão entre 5 de Novembro de 2018 e 15 de Junho de 2023. Desempenhou também a função de Ministro Conselheiro na Embaixada de Angola em Portugal entre 15 de Dezembro de 2003 e 15 de Julho de 2011, Conselheiro na Embaixada de Angola na Itália entre 15 de Dezembro de 1993 e 15 de Junho de 1998.
Foi Director da Direcção dos Assuntos Multilaterais no Ministério das Relações Exteriores e Chefe do Departamento nas Direcções África e Médio Oriente e Direcção Europa do Ministério das Relações Exteriores.
-
O Embaixador da República de Angola na África do Sul, Rui Orlando Xavier entrega Cartas Credenciais ao Presidente Cyril Ramaphosa.