O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) reiterou, terça-feira, através de um comunicado, a continuidade da promoção de uma diplomacia cada vez mais focada nos objectivos económicos, dando prioridade à diversificação da economia e à atracção de investidores estrangeiros.
O comunicado, divulgado por ocasião do Dia do Diplomata Angolano, lembra que o Governo angolano, liderado pelo Presidente João Lourenço, tem vindo a conduzir uma diplomacia cada vez mais focada em objectivos económicos, priorizando a diversificação da sua economia.
Refere que o Mirex pretende atrair investimentos estrangeiros em vários sectores, como Agricultura, Turismo e Energia Renovável, para estimular o crescimento económico sustentável.
Os esforços diplomáticos, acrescenta o documento, também são direccionados para o fortalecimento das instituições democráticas e dos sistemas de governação de Angola, envolvendo reformas judiciais, aumento da transparência e promoção dos direitos humanos, com o objectivo de construir credibilidade internacional e confiança entre os cidadãos.
Um aspecto significativo da diplomacia de Angola, de acordo com o Mirex, envolve a melhoria das infra-estruturas que auxiliam a conectividade e integração regionais, essenciais para promover a colaboração económica e o comércio entre as nações africanas.
“Angola desempenha um papel fundamental nos esforços regionais de paz, especialmente na Região dos Grandes Lagos e em outras áreas marcadas pela instabilidade”, lê-se no comunicado, em que se lembra que a diplomacia gira em torno da resolução de conflitos, manutenção da paz e mediação para garantir a estabilidade regional, crucial para a segurança nacional e desenvolvimento económico.
“Neste dia tão importante, não podemos deixar de referenciar as ilustres figuras que se destacaram para que Angola alcançasse a paz, a unidade nacional e a estabilidade que hoje desfrutamos, assim como assinalar, com o elevado respeito e a dignidade que se impõe, às novas gerações de diplomatas cujos nomes o tempo jamais os apagará na história da diplomacia angolana”, sublinha o documento.
Internamente, o Mirex pretende continuar com as reformas em curso, visando uma diplomacia mais actuante e assertiva. Vai, igualmente, dar seguimento ao programa de redimensionamento das missões diplomáticas e postos consulares, ajustando o funcionamento com a actual conjuntura económica e financeira do país.