O Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, foi este Domingo o convidado de honra no Memorial Freedom Park, para as celebrações do 23 de Março que este ano assinala o 37º aniversário da Batalha do Cuito Cuanavale na África do Sul.
A cerimónia foi presidida pelo Ministro dos Desportos Artes e Cultura da África do Sul, Gayton McKenzie, e contou com os Embaixadores de Angola, Namíbia, Cuba e Rússia, países que estiveram envolvidos no histórico acontecimento que deu lugar à libertação da África Austral.
Ao discursar no evento, o Ministro Filipe Zau destacou a importância da Batalha do Cuito Cuanavale e realçou a solidariedade e a irmandade entre os povos na luta contra o apartheid, independência da Namíbia e a libertação de Nelson Mandela que se tornaria no primeiro presidente da África do Sul Democrática.
A Batalha do Cuito Cuanavale foi o marco histórico para a liberdade, paz e
estabilidade política e económica na região.
O Memorial Freedom Park na África do Sul é um centro de conhecimento destinado a aprofundar a compreensão da nação e homenageia todos os heróis nacionais e estrangeiros que contribuíram para a libertação da região.