MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
MENSAGEM DE SUA EXCELÊNCIA EMBAIXADOR TÉTE ANTÓNIO, MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, POR OCASIÃO DO DIA DO DIPLOMATA ANGOLANO
A diplomacia angolana comemora hoje, 12 de Novembro, o Dia do Diplomata Angolano, facto que muito nos honra porque recordamos, com satisfação, os quadros nacionais que ao longo dos anos, sempre estiveram
comprometidos com a causa dos objectivos estratégicos da política externa da República de Angola.
Neste dia tão importante, saudamos as ilustres figuras que se notabilizaram pelo seu servir com espírito de missão, abnegação e dedicação para que Angola conseguisse alcançar a paz, a unidade e a estabilidade que hoje desfrutamos.
Para o efeito, não podemos deixar de recordar com o elevado respeito, dignidade e referência, às novas gerações de diplomatas angolanos cujos nomes o tempo jamais os apagará na história da diplomacia angolana, nomeadamente de Paulo Teixeira Jorge, Afonso Van-Dúnem “M'binda”, Pedro de Castro Van-Dúnem "Loy" e Venâncio de Moura, pelas suas acções em prol da consolidação da independência de Angola.
Recordamos, igualmente, com profunda nostalgia, de antigos titulares da pasta das Relações Exteriores, nomeadamente José Eduardo dos Santos, João Bernardo de Miranda, Assunção dos Anjos, Georges Rebelo Pinto Chicoti e Manuel Domingos Augusto, e de outros servidores da diplomacia que já não fazem parte do nosso convívio, mas marcaram uma época, deixando legados indeléveis de profissionalismo e de dedicação no desempenho das suas missões em prol da diplomacia angolana.
Logo após o alcance da independência, o Ministério das Relações Exteriores assumiu a responsabilidade de contribuir para a consolidação do próprio Estado e a defesa da Soberania Nacional, afirmando-se como vanguarda para a inserção de Angola no contexto internacional, particularmente em África.
É neste espírito que Angola continua na senda da consolidação da sua democracia e do crescimento económico, premissas indispensáveis na solução dos problemas mais prementes das populações, e que fazem de Angola uma referência internacional.
A República de Angola continuará a desenvolver a sua política externa com base nos princípios do respeito e igualdade entre os Estados, de resolução pacífica dos conflitos, de cooperação entre os povos, do progresso e de justiça social.
Continuará também a sua estratégia de promoção da sua inserção competitiva no contexto internacional e de tirar as maiores vantagens da cooperação internacional de modo a elevar sempre, e cada vez mais, a qualidade de vida do Povo Angolano.
O país continuará a jogar o seu importante papel no processo de pacificação em África, em particular nas regiões onde está inserida, nomeadamente na SADC, na CGG, na CEEAC e na CIRGL.
A aposta numa política de diplomacia da paz, por via de mecanismo de prevenção e resolução de conflitos, diálogo permanente, e a promoção da cooperação bilateral com os países vizinhos, baseado nos princípios da igualdade, de vantagens recíprocas e do respeito pela soberania, fazem parte dos desafios do Ministério das Relações Exteriores.
O Governo angolano, liderado por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República, tem vindo a conduzir uma diplomacia virada para a captação do investimento estrangeiro privado que ajude o processo de diversificação da nossa economia, para qual encorajamos todos os diplomatas a contribuir de forma efectiva e eficaz.
Ao nível interno, o MIREX prosseguirá com as suas reformas em curso, com o objectivo de criar melhores condições de trabalho para os seus funcionários, visando uma diplomacia mais actuante e assertiva.
No domínio dos Recursos Humanos, continuaremos o programa de qualificação e rejuvenescimento dos seus quadros, ao mesmo tempo que deveremos assegurar a progressão na carreira prevista na lei.
O MIREX vai manter os esforços necessários com vista a dar seguimento o programa de redimensionamento das Missões Diplomáticas e Postos Consulares, ajustando assim, o funcionamento destas à actual conjuntura económica e financeira do país.
O Dia do Diplomata Angolano, que hoje se assinala, associa-se ao 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional, a maior conquista do Povo Angolano, celebrado este ano num ambiente particularmente importante ao ganharmos mais um património económico para servir a África e o mundo.
Estou a me referir do novo Aeroporto Internacional “Dr. António Agostinho Neto”, inaugurado por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola.
Bem-haja o Dia do Diplomata Angolano;
Parabéns a Todos os Diplomatas.
Pelo MIREX, Todos Juntos e Unidos !
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, em Luanda, aos 12 de Novembro de 2023.-