A cidade do Lubango, na província da Huíla, vai acolher a oitava reunião do fórum de ministros da Comissão Permanente de Água da Bacia do Rio Okavango (OKACOM), no próximo dia 14 deste mês.
O evento vai ser presidido pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e contará com ministros dos países-membros da OKACOM: Angola, Botswana e Namíbia.
Segundo uma nota, enviada ao JA Online, o encontro assume uma importância estratégica para a gestão sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Cubango-Okavango, uma área fundamental para os três países.
Durante a reunião, será discutida e analisada, também, a proposta de actualização do acordo que estabelece a OKACOM para substituir o tratado original assinado em 1994.
Este novo consenso representará um avanço significativo na governança regional, reforçando o compromisso dos países membros com a gestão integrada, responsável e sustentável da Bacia do Okavango.
Este ano, a OKACOM celebra 30 anos de existência, consolidando-se como uma instituição essencial para a cooperação transfronteiriça e para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Este marco coincide, ainda, com os 50 anos de independência de Angola, sublinhando a relevância da cooperação regional como base para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, refere o documento.