• Luanda e Pretória definem estratégias para o reforço das relações bilaterais


    O ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o homólogo sul-africano, Ronald Ozzy Lamola, reunem-se hoje, em Luanda, para afinar novas estratégias para o reforço da cooperação entre os dois países.

    Segundo informações partilhadas pelo Ministério das Relações Exteriores, a reunião de consultas políticas entre as duas delegações vai ser dirigida pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, e pelo ministro das Relações Internacionais e Cooperação da República da África do Sul, Ronald Ozzy Lamola.

    As consultas políticas entre Angola e a África do Sul tiveram início após o apoio de Angola ao Congresso Nacional Africano (ANC) durante a luta contra o apartheid, criando laços de solidariedade.

    Desde o fim do apartheid, essas consultas evoluíram para parcerias formais, que culminou com a criação de uma plataforma de diálogo político-diplomático em 2009.

    Actualmente, as consultas centram-se no incremento da cooperação económica e a integração regional, sobretudo em investimentos e infra-estruturas.

    Angola e África do Sul, ambos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) cooperam em várias áreas, com destaque para os sectores da Energia, Comércio e Investimento, Defesa e Segurança, Migração, Desenvolvimento de Infraestruturas, Exploração de Recursos Minerais e Turismo.

    Actualmente, as relações de cooperação entre os dois países têm o seu quadro jurídico assente num Acordo Geral Económico, Científico, Técnico e Cultural.

    Os acordos foram assinados a 29 de Abril de 1998, em Luanda, aquando da visita do então Presidente sul-africano, Nelson Mandela, num contexto político e económico de grandes limitações para os dois países.

    Nesse quadro, foram assinados vários Acordos de Cooperação entre os dois Estados, com destaque para o Acordo sobre a Criação da Comissão Mista Bilateral, assinado a 20 de Novembro de 2000, em Luanda.