Os jovens da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúnem-se de hoje a sexta-feira, em Luanda, para o Fórum Regional da Juventude, que vai abordar aspectos ligados à deliberação do protocolo passado.
Segundo o porta-voz do evento, Diasambu José Sangue, o Fórum vai decorrer no hotel Epic Sana, com o apoio do Instituto da Juventude, Ministério da Juventude e Desportos, Ministério das Relações Exteriores, entre outros.
Diasambu José Sangue disse, ainda, que o Fórum vai contar com a participação de 16 representantes dos Estados-membros da SADC, num número de 150 jovens, acrescentando que todos os participantes já se encontram em Luanda, para a realização com êxito do evento, de que Angola é presidente.
O porta-voz fez saber, também, que os jovens da SADC têm como prioridade apostar na formação dos recursos hum- anos para fortalecer os vectores económicos da região, estimulando o desenvolvimento da agricultura e da industrialização sustentável.
"A juventude é a força motriz para o desenvolvimento de uma sociedade, daí que é uma grande esperança nessa franja da sociedade”, disse.
Diasambu José Sangue sublinhou que, no primeiro dia, será aberto para todos os jovens, enquanto no segundo e terceiro dias, o encontro vai ser à porta fechada, com o intuito de abordar assuntos que têm a ver com as estruturas, que vai nortear a cada jovem na SADC. Tendo dito que o fórum já existe, Angola é a presidente dos Estados-membros.
Angola é membro fundador da SADC, tem participado em vários en- contros da organização regional, no âmbito do crescimento e desenvolvimento económico, político, infra-estrutural, industrial e social dos países membros, com a participação da juventude.
O fórum vai decorrer sobre o lema "Capital Humano e financeiro, os principais factores para a industrialização sustentável da região da SADC”