Mais de 400 jovens angolanos participam, neste momento, na Academia Diplomática Venâncio de Moura, em Luanda, na simulação das Nações Unidas sobre a Cimeira do Futuro, a decorrer, no próximo mês, em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA).
O objectivo é permitir aos delegados nesta simulação a oportunidade única de representar os Estados-membros, assumir os papéis de secretário-geral, presidente e outros cargos importantes, por via de questões globais cruciais que estarão na mesa da Cimeira.
Neste evento, liderado pela Associação dos Alumni dos Programas de Intercâmbio dos EUA em Angola, apoiado pelas Nações Unidas e financiado pela Alemanha, a juventude vai tomar as rédeas e mostrar o talento para o mundo.
Ao intervir na abertura do evento, a directora da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Cláudia Baptista, endereçou as palavras de boas-vindas e encorajou os jovens a empenharem-se nesta simulação.
Por sua vez, a representante da Embaixada da Alemanha em Angola, Regina Ruterbung, disse que o seu país está focado no multilateralismo e empenhado em trabalhar com todos os países do mundo.
"Na cimeira do futuro teremos a oportunidade de fazer progressos junto dos Chefes de Estado e de Governo de todo o mundo", sublinhou a diplomata alemã.
O certame conta com quatro momentos de diálogos interactivos e culminará com a apresentação do "Pacto para o Futuro pelo Presidente da Assembleia Geral".