O economista do Fundo Monetário Internacional (FMI), Thibault Lemaire, que coordenou o relatório sobre a África subsaariana disse que o crescimento de Angola em 2023 foi revisto em alta, de 0,5% para 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB).
"O crescimento real do PIB de Angola no ano passado foi de 0,9%”, disse Thibault Lemaire, citado pela Lusa, acrescentando que o abrandamento face a 2022 foi motivado pelo declínio da produção e dos preços do petróleo.
Questionado sobre a diferença entre os 0,5% para 2023, apresentados no relatório sobre as Perspectivas Económicas Mundiais e no relatório sobre as Perspectivas Económicas Regionais para a África subsaariana, divulgados na semana passada, Lemaire explicou que a diferença resulta da actualização das previsões entre o momento de divulgação do relatório e as declarações à Lusa, noticiadas esta manhã.
"Confirmamos o dado do crescimento do PIB no ano passado, 0,9%, e a previsão de crescimento para este ano de 2,6%”, disse o economista, acrescentando que a diferença entre os relatórios e os valores apresentados esta manhã resulta "de uma actualização recente”.