O governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, assegurou, hoje, à imprensa, que o Festival Internacional da Cultura Kongo (Festikongo), deverá acontecer a 8 de Julho próximo.
Adriano Mendes de Carvalho prestou esta informação, em Mbanza Kongo, após o ritual tradicional "Nkuwu” realizado pelas autoridades tradicionais no Cemitério dos Reis de Mbanza Kongo, que simbolizou abertura das festividades do Dia Nacional da Cultura a celebrar a 8 de Janeiro.
Porém, o governador local disse que não vai ser fácil, sobretudo pelo aspecto financeiro, o que dificulta a tarefa da organização do evento instituído em 2017, após a elevação da cidade a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, mas assinalou que tudo está a ser feito para que o objectivo seja tornado realidade.
"Vamos ver como conseguir verbas para mobilizar toda componente. Não é uma situação fácil, mas queremos acreditar que vamos dar o nosso melhor para podermos ter o Festikongo, de acordo com a disponibilidade financeira que conseguirmos receber ou aquilo que vamos arrecadar”.
E lembrou que é uma responsabilidade também da classe empresarial.
"Este não é só um problema nosso, mas é para a classe empresarial também, a nível de toda província. As empresas do ramo de pescas, petróleo e gás, vamos ver se conseguimos bater essas portas para poderem-nos ajudar a realizar esta festa cultural”.