• Enaltecido contributo do Presidente João Lourenço na manutenção da paz


    O contributo do Presidente da República, João Lourenço, na manutenção da paz e segurança na região austral de África foi enaltecido, terça-feira, em Dakar, durante um encontro entre o embaixador de Angola no Senegal, Adão Pinto, e o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Christophe Muzungu.

    Na reunião, na capital senegalesa, o diplomata congolês elogiou os esforços do Chefe de Estado angolano pelo empenho e comprometimento para o alcance da paz no leste da RDC.

    O diplomata Christophe Muzungu sinalizou positivamente os investimentos de Angola no Corredor do Lobito, que abrange as áreas de mineração da RDC e Zâmbia, descrevendo-o como fonte de desenvolvimento, tendo em conta o brutal impacto das infra-estruturas ferroviárias que estão a ser desenvolvidas.

    De acordo com uma nota da Missão Diplomática, as partes abordaram aspectos de interesse comum no âmbito da diplomacia, nomeadamente no reconhecimento das boas relações bilaterais existentes entre os dois países.

    A Cimeira Extraordinária da SADC sobre a situação de segurança no Leste da RDC, que decorreu na capital angolana, Luanda, no último sábado, com a presença dos Chefes de Estado da região, bem como as próximas eleições presidenciais em Dezembro próximo naquele país, também mereceram relevância no leque de assuntos tratados.

    Na ocasião, o embaixador Adão Pinto reforçou a importância estratégica de Angola e da RDC no reforço dos laços de amizade e cooperação, realçando a irmandade existente e o capital estratégico dos valores de unidade no actual contexto global.