O embaixador de Angola na África do Sul, Rui Xavier, reuniu, esta segunda-feira, com os membros do Grupo de Combate ao Branqueamento de Capitais para África Austral e Oriental (ESAAMLG).
A delegação, que participou, no Botswana, no 23° Conselho de Ministros e na 46ª reunião de Trabalho dos Oficiais Seniores do Grupo de Combate ao Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral, é liderada pelo director-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF), Gilberto Moisés Moma Capeça.
Durante o encontro, segundo nota chegada à ANGOP, Gilberto Moisés Moma Capeça fez um breve resumo da participação de Angola nas referidas reuniões, bem como sobre os esforços empreendidos pelo Governo angolano para cumprir com as recomendações do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), para evitar a entrada do país na lista cinzenta desta instituição.
O ESAAMLG é o grupo de países da África Austral e Oriental, criado para monitorar o progresso dos países relativamente ao cumprimento e implementação das Recomendações do GAFI nas suas jurisdições, concernentes a prevenção e ao combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
O grupo é constituído por 17 países, nomeadamente, Angola, Botswana, Etiópia, África do Sul, Namíbia, Tanzânia, Ruanda, Seychelles, Swazilândia, Kenya, Zâmbia, Uganda, Moçambique, Malawi, Lesoto, Ilhas Maurícias e Zimbabwe.