O embaixador Rui Orlando Xavier entregou quarta-feira, ao Presidente do Mada- gáscar, Andry Rajoelina, as Cartas Credenciais que o habilitam a exercer estas funções naquele país.
O acto serviu para o fortalecimento das relações bilaterais entre Angola e o Madagáscar, marcadas por uma forte cooperação desde a proclamação da Independência Nacional, em 1975.
O embaixador Rui Xavier aproveitou a oportunidade para convidar os empresários malgaxes a explorar as oportunidades de negócios em Angola, desafio apoiado pelo Presidente Andry Rajoelina.
Rui Orlando Xavier é igualmente embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na África do Sul e não residente no Lesoto, e agora no Madagáscar.
De recordar que as relações entre Angola e o Madagáscar ficou marcada ao mais alto nível em Agosto do ano em curso, com assinatura de sete acordos de cooperação em vários domínios, entre os quais dos Petróleos, Minas e Energia.
A assinatura dos instrumentos jurídicos foi testemunhada pelos Presidentes da República, João Lourenço, e de Madagáscar Andry Rajoelina, em visita de Estado de três dias a Angola.
Os dois países assinaram o Acordo Geral de Cooperação e o de Criação da Comissão Bilateral, tendo como signatários o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e o dos Negócios Estrangeiros Malgaxe, Rasata Rafaravavitafika.