• Embaixador de Angola na África do Sul, Rui Xavier, destaca ganhos da Batalha do Cuito Cuanavale


    O Freedom Park, em Pretória foi hoje palco da cerimónia comemorativa do 23 de Março, data que este ano assinala 36º aniversário da Batalha do Cuito Cuanavale.

    Centenas de convidados reuniram-se para homenagear os valorosos combatentes que com sangue, suor e lágrimas bateram-se para o fim do apartheid e a libertação da África Austral.

    A cerimónia foi presidida pela vice ministro do Desporto, Arte e Cultura da África do Sul, Nocawe Noncedo Mafu e contou com as intervenções dos embaixadores de Angola, Cuba, Namíbia, República Centro Africana, bem como de representantes do ANC e do Partido Comunista da África do Sul.

    O embaixador de Angola, Rui Orlando Xavier, destacou a importância da Batalha do Cuito Cuanavale para o fim do apartheid, independência da Namíbia e libertação de Nelson Mandela e disse ter chegado o momento de transformar o antigo campo de batalha “Cuito Cuanavale” num polo de atracão turística e ensinar aos mais novos a cultura da paz, da solidariedade e do desenvolvimento.

    Durante a cerimónia assistiu-se a colocação de coroas de flores no memorial dos combatentes da luta anti colonial e para o fim do apartheid.

    Por Angola, no memorial do Freedom Park encontramos os nomes da rainha N’jinga M’bandi e os ex presidentes, Dr António Agostinho Neto e Eng. José Eduardo dos Santos.

    O significado da Batalha de Cuito Cuanavale incentiva uma apreciação da importância que a solidariedade global desempenhou na emancipação da África Austral e da África. A comemoração desta Batalha presta homenagem a todos aqueles que fizeram o sacrifício final pela libertação da África do Sul.

    A Batalha do Cuito Cuanavale, mudou a história e o cenário político da região da África Austral. No Cuito Cuanavale, as forças angolanas, namibianas e cubanas triunfaram sobre as forças militares do apartheid.

    Pela dimensão histórica deste importante acontecimento, a 18 de Agosto de 2018, o Governo Angolano propôs o 23 de Março, como o dia da “Libertação da África Austral, na Cimeira da SADC realizada em Windhoek, capital da Namíbia”.