• Diplomata​ venezuelano despede-se da presidente da AN


    ​O embaixador  da Venezuela​ em Angola, ​Marlon ​Labrador, apresentou esta quinta-feira, em Luanda, cumprimentos de despedida ​à presidente da Assembleia Nacional​ (AN), Carolina Cerqueira​, com a certeza da necessidade do reforço das relações bilaterais.

    Depois de cinco anos a representar o seu país em Angola, Marlon ​Labrador​ explicou que o encontro serviu, além de despedir-se da sua  interlocutora​, para passar​ em revista o estado actual da cooperação bilateral e os grandes desafios que os dois países têm pela frente para o fortalecimento das suas economias.

    Sublinhou, por outro lado, a necessidade da dinamização d​os encontros inter-parlamentares​, informando que a Venezuela  já deu um passo significativo​, neste sentido, com a criação de um grupo de amizade com Angola, em Abril último, faltando a​penas a sua formalização.

     

    ​Lembrou que ​a Venezuela vai realizar o pleito eleitoral​, no dia 28 ​Julho deste ano ​e espera que a cooperação entre os dois parlamentos atinja os patamares recomendados. ​

    A República Bolivariana da Venezuela é um país localizado no Norte da América do Sul, com uma área total de 916​ mil 445 quilómetros. Possui uma economia mista, baseada no mercado dominado pelo petróleo que responde por cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB).

    A Venezuela mantém, desde 2005, relações diplomáticas plenas com o continente africano, onde Angola é tida como uma das parceiras de grande importância.

    As relações entre os dois países foram impulsionadas pela visita do então Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a Angola, em Agosto de 2006.

    Em Julho de 2017, a Venezuela e  Angola assinaram, em Caracas, dois memorandos de entendimento para desenvolver a extracção de diamantes em território venezuelano.

    Os acordos contemplam a cooperação para a formação de mineiros profissionais venezuelanos na produção de diamantes, a nível artesanal, semi-industrial e industrial, a optimização de processos de comercialização de diamantes em bruto, lapidação, organização, tramitação e dinamização de procedimentos com base no Sistema de Certificação do Processo Kimberley, que controla as exportações de diamantes e a comercialização legal no mercado internacional.