• Corredor do Lobito reúne ministros da região SADC


    Membros do Comité dos Ministros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) devem discutir hoje, em Benguela, a estrutura orgânica da Agência, nesta que é a 2ª Reunião do Grupo, que acontece na cidade ferro-portuária do Lobito.

    Os técnicos e o Comité Executivo, que estiveram reunidos nos dias 20 e 21 do corrente mês no Lobito, propõem aos ministros uma agenda de trabalhos muito exaustiva em que os principais pontos a serem abordados passam pela aprovação da Estrutura Orgânica da Agência; a Descrição de Funções das individualidades que irão ocupar os cargos iniciais para a operacionalização do Secretariado Interino da Agência.

    Pedro Manza Lopes, director do Gabinete do ministro dos Transportes, fez saber ontem à imprensa que a proposta de orçamento enquanto durar o secretariado interino também estará em discussão na 2ª Reunião do Comité dos Ministros da SADC.

    Esse orçamento, explicou, vai ter uma duração de três anos, tendo acrescentado que Angola, enquanto Estado anfitrião irá presidir à Agência de Facilitação de Transportes de Trânsito do Corredor do Lobito (AFTTCL), nos primeiros 4 anos de arranque, vai suportar o orçamento, bem como também a existência de alguns protocolos que devem ser harmonizados a nível dos três Estados membros.

    O governador provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, deve proferir o discurso de boas-vindas.

    Inauguração da Agência de Facilitação de Transportes do Corredor
    Ainda hoje, deve acontecer a inauguração das instalações da Agência de Facilitação de Transportes de Trânsito do Corredor do Lobito, que integra a República da Zâmbia, República Democrática do Congo, onde Angola assume a presidência rotativa do secretariado nos próximos quatro anos.