A liderança de Angola na coordenação e promoção da agenda regional nas Nações Unidas foi aplaudida, terça-feira, por representantes permanentes dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em Nova Iorque.
Os diplomatas da SADC reconheceram os feitos do país durante uma cerimónia de passagem de pastas entre o representante angolano Francisco da Cruz e o do Zimbábwe, Taonga Mushayavanhu.
Ao fazer o balanço das actividades realizadas, Francisco da Cruz, enfatizou a intervenção do Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enquanto Presidente em exercício da SADC, à margem da semana de Alto Nível da 78.ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.
Relactivamente ao conflito no leste da RDC, o diplomata referiu que ainda constitui preocupação devido possibilidade de evoluir para um conflito regional que poderá afectar toda a Região dos Grandes Lagos.
Francisco da Cruz, sublinhou ainda, os dois encontros mantidos com o subsecretário-geral das Nações Unidas para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix. Na reunião foi abordado o envio da Missão SADC na RDC (SAMIDRC) e o eventual apoio da Missão das Nações Unidas na RDC (MONUSCO), apurou o JA Online através de uma nota.