• China quer ampliar relações com Angola em várias áreas


    O embaixador da China, Zhang Bin, manifestou, sabado, em Luanda, o interesse do seu país em ampliar e aprofundar, cada vez mais, a cooperação com Angola nos domínios da Política, Economia, Comércio, áreas sociais e culturais.

    Zhang Bin disse, na cerimónia de celebração do Ano Novo Chinês de 2025, que as empresas chinesas instaladas em Angola assumem activamente o papel de verdadeiros mensageiros do fortalecimento dos laços entre os dois povos.

    Segundo o diplomata, o desenvolvimento das relações entre os dois países não seria possível sem a participação e trabalho das empresas chinesas instaladas em Angola, que realizam actividades em prol da amizade. Em 2024, frisou o embaixador do gigante asiático, as empresas e cidadãos chineses demonstraram uma grande dedicação e apoio ao desenvolvimento de Angola.

    Zhang Bin ressaltou ainda que a visita do Presidente João Lourenço, em Março do ano passado, à China foi um sucesso, olhando não só para os acordos anunciados entre os dois Chefes de Estado, mas também para a elevação das relações bilaterais a nível da Parceria Estratégica Global.

    No domínio social, acrescentou, a comunidade e as empresas chinesas em Angola, por meio da concessão de bolsas de estudo, têm permitido a realização de formação profissional e oferta de estágios para muitos jovens angolanos talentosos.