O Presidente da República, João Lourenço, teve, sabado, conversas separadas ao telefone com os homólogos da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, e do Rwanda, Paul Kagame, Presidente do Rwanda. As discussões centraram-se na situação de segurança no Leste da RDC.
Durante as conversas, o Chefe de Estado angolano destacou os últimos desenvolvimentos relacionados com os esforços do Processo de Luanda, uma iniciativa que visa à resolução pacífica dos conflitos na região. João Lourenço e os seus homólogos discutiram as próximas etapas necessárias a fim de se alcançar uma solução duradoura para a crise que afecta a região oriental da República Democrática do Congo.
Vale lembrar que há cerca de duas semanas, uma reunião importante ocorreu em Luanda, reunindo líderes regionais para tratar das tensões no Leste da RDC. Este encontro reforçou a importância do diálogo e da cooperação entre os países vizinhos, enfatizando o papel de Angola como mediador no processo de paz.
A contínua instabilidade na região, impulsionada por conflitos armados e questões humanitárias, requer uma abordagem conjunta e os líderes expressaram o seu compromisso em trabalhar de forma colaborativa para restaurar a paz e a segurança.
Este mês de Outubro decorreu, em Luanda, a 5.ª reunião ministerial entre as delegações da República Democrática do Congo e do Rwanda, para apreciar de forma geral a evolução do acordo de cessar-fogo em vigor desde 4 de Agosto.
O encontro, sob mediação do ministro das Relações Exteriores, Téte António, analisou o acantonamento das tropas rebeldes do Movimento 23 de Março (M-23).
A 5.ª reunião ministerial decorreu no quadro dos esforços que Angola tem envidado para encontrar uma solução definitiva da crise de segurança que perdura na vizinha República Democrática do Congo.
No mesmo dia, o ministro das Relações Exteriores entregou uma mensagem ao Presidente Félix Tshisekedi, na qualidade de enviado especial do Chefe de Estado angolano.
De recordar que a 4.ª Reunião Ministerial juntou, em Luanda, Thérèse Kayikwamba Wagner e Olivier Jean Patrick Nduhungirehe, ministros de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e da Francofonia da RDC e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Rwanda, respectivamente.
Na ocasião, a reunião ministerial considerou e aprovou a acta da sessão ministerial de 20 e 21 de Agosto de 2024, tendo, igualmente, analisado o relatório dos peritos de inteligência, produzido a 29 e 30 do mesmo mês, em Rubavu, Rwanda.
O relatório dos peritos, segundo dados partilhados pelo Ministério das Relações Exteriores, destaca o Plano Harmonizado de Neutralização das FDLR, o desengajamento das forças no terreno e o levantamento das medidas defensivas por parte do Rwanda, cujo Conceito de Operações (CONOPS) para a sua implementação seria elaborado na reunião dos peritos de inteligência nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro.
Os ministros foram, igualmente, informados sobre os resultados do encontro entre a equipa de facilitação e a delegação do M23, dedicada, essencialmente, à adesão do grupo rebelde ao cessar-fogo, que vigora desde 4 de Agosto de 2024.