• Carolina Cerqueira felicita deputados pelo contributo para a democracia


    A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, felicitou os deputados daquela instituição, assim como actores políticos, pelo grande contributo na construção e consolidação da democracia em Angola.

    Carolina Cerqueira fez este pronunciamento em alusão ao 16° aniversário do Dia Internacional da Democracia, assinalado sexta-feira, 15, uma data instituída pelas Nações Unidas.

    Neste sentido, pediu aos deputados a juntarem "sinergias” para defender os princípios e valores do Estado Democrático e de Direito no país, a fim de continuarem solidários com os povos de todo o mundo, onde a democracia, como forma de organização do Estado, modela o funcionamento das instituições soberanas.

    Para isso, Carolina Cerqueira espera que os representantes do povo na Casa da Leis sejam fortes e verdadeiramente representativos da vontade popular, na defesa da paz, da justiça e do progresso das nações.

    Carolina Cerqueira salientou ainda que, enquanto guardiã da vontade soberana dos cidadãos angolanos, a Assembleia Nacional representa a vontade popular, o compromisso que o povo estabeleceu para alcançar o desenvolvimento sustentável e, por conseguinte, garantir a dignidade da pessoa humana, sendo a sua configuração plural e multipartidária a ilustração da democracia materializada no hemiciclo.

    Por ocasião da efeméride, Carolina Cerqueira apelou, igualmente, que a nível parlamentar seja preservado e priorizado o exercício de debates éticos e construtivos, no estrito respeito à diferença de opinião, igualdade, inclusão, solidariedade e aos valores que consubstanciam as instituições democráticas legitimamente eleitas pelos angolanos.

    "Que as jovens gerações, sociedade civil e, em particular, os partidos políticos pautem a sua actuação em defesa da paz social e do fortalecimento da democracia”, aconselhou.

    Por último, lembrou o primeiro aniversário da tomada de posse do Presidente da República, João Lourenço, no dia 15 deste mês, que foi eleito democraticamente nas eleições gerais de 2022, dando início "a uma nova etapa da vida política nacional, a que se seguiria à investidura dos 220 deputados à AN da V Legislatura.