As famílias que perderam entes queridos no incêndio do Edifício Usindiso de Joanesburgo podem ir e identificar seus familiares no necrotério de Diepkloof a partir de hoje.
Pelo menos 74 pessoas morreram no trágico incidente quando um incêndio eclodiu no prédio em que viviam na quinta-feira.
“Um membro da família ou parente que deseja identificar seu ente querido deve ter seu documento de identidade (ID) original, identificação do falecido ou certidão de nascimento, se o falecido for uma criança.
“Se o falecido for um estrangeiro, é necessário um passaporte, certificado de requerente de asilo ou uma carta do país de origem confirmando quem é o falecido e a quem os restos mortais devem ser entregues. O Serviço de Patologia Forense de Diepkloof (FPS) está localizado em 2 Collinder Road Berthsam, Diepkloof, Soweto.
“A identificação dos corpos falecidos no Diepkloof FPS ocorrerá na sexta-feira. As instalações também abrirão no sábado e domingo, das 9h às 15h. Serviços de aconselhamento serão oferecidos às famílias enlutadas”, disse o Departamento Provincial de Saúde de Gauteng em um comunicado.
Aqueles que morreram incluem pelo menos dez pessoas cujo gênero não pôde ser identificado por causa da extensão de suas queimaduras.
A esse respeito, o departamento usará outros meios na tentativa de identificá-los.
“O Gauteng FPS usará o Sistema de Impressão Digital Digital para identificar corpos desconhecidos que tenham impressões digitais visíveis. O sistema usa scanners biométricos e acesso de terceiros aos bancos de dados do Departamento de Assuntos Internos, Serviço de Polícia da África do Sul e Departamento Nacional de Crédito para identificar corpos falecidos.
“Os corpos que foram queimados além do reconhecimento e sem impressões digitais serão identificados através do processo de DNA”, disse o departamento.
Gauteng MEC para Saúde e Bem-Estar, Nomantu Nkomo-Ralehoko disse: “Assim que soubemos do incidente, ativamos imediatamente nossos protocolos de emergência para garantir que respondessemos o mais rápido possível àqueles que precisavam de atenção médica. Os Serviços Médicos de Emergência de Gauteng têm contribuído para os esforços de emergência e resgate como parte da resposta provincial de gerenciamento de desastres.
“Nós implantamos ainda mais aconselhamento e outros serviços de apoio psicossocial para complementar as intervenções da cidade de Joburg e do departamento provincial de Desenvolvimento Social”.
Os membros da família que desejam rastrear entes queridos podem ligar para o número da linha direta gratuita no 0800 203 886 ou para a linha direta durante o horário comercial no 0113553048/0112415707.
“Aqueles que perguntarem precisariam fornecer seus dados pessoais, incluindo o nome e sobrenome do membro da família que estão rastreando”, disse o departamento.
-
As famílias das vítimas de incêndio de Joburg podem identificar corpos no necrotério de Diepkoof