• Arrancou a15ª Cimeira dos BRICS


    15ª Cimeira do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul (BRICS) começa hoje no Centro de Convenções Sandton, em Joanesburgo.
     
    A Cúpula é realizada sob o tema: “BRICS e África: Parceria para o Crescimento Mutuamente Acelerado, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo” e deve durar até quinta-feira.
     
    A Cúpula reúne Chefes de Estado e de Governo do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul com pelo menos 30 outros Chefes de Estado e de Governo da África e de todo o mundo que devem participar.
     
    O presidente Cyril Ramaphosa deu o tom para a cúpula na noite de domingo, dizendo que o agrupamento BRICS tem a capacidade de “modelar coletivamente a dinâmica global e agir em conjunto, ter o potencial de impulsionar mudanças significativas na economia mundial e nas relações internacionais”.
     
    “Esta Cúpula dos BRICS é particularmente importante, pois está sendo realizada à medida que o mundo é confrontado com desafios fundamentais que devem determinar o curso dos eventos internacionais nos próximos anos.
     
    “Nosso mundo se tornou cada vez mais complexo e fraturado à medida que é cada vez mais polarizado em campos concorrentes. O multilateralismo está sendo substituído pelas ações de diferentes blocos de poder, todos com os quais negociamos, investimos e cuja tecnologia usamos.
     
    “É por essa razão que a África do Sul continua a defender um sistema de governança global, comércio, financeiro e investimento aberto e baseado em regras. Deve ser um sistema que não dependa do exercício do poder ou do unilateralismo, mas do avanço dos interesses dos povos do mundo”, disse ele à nação.
     
    Espera-se que os líderes dos BRICS façam suas primeiras declarações esta tarde.