Os embaixadores da República Argelina Democrática e Popular e a do Reino de Marrocos estiveram reunidos, segunda-feira, em Luanda, em audiências separadas, com o ministro das Relações Exteriores para analisarem os laços de amizade e cooperação com Angola.
No princípio da tarde, Téte António recebeu a embaixadora do Reino de Marrocos, Saadia El Alaoui. Durante o encontro, realizado no Ministério das Relações Exteriores, as duas entidades passaram em revista assuntos relacionados com os laços de amizade e de solidariedade que unem os dois países, bem como a necessidade do reforço da cooperação bilateral nos mais variados domínios da vida política, diplo- mática e comercial.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) refere que a audiência serviu, igualmente, para as duas individualidades abordarem questões de interesse regional e multilateral, ressaltando a importância da colaboração mútua em prol da paz, segurança e desenvolvimento.
O ministro Téte António e a embaixadora Saadia El Alaoui aproveitaram o momento para falarem da realização da 3ª Comissão Mista Angola/Marrocos, realizada em Rabat, a 11 de Julho do ano em curso, assim como do comunicado conjunto que aborda vários aspectos da relação bilateral.
A 3ª Comissão Mista Angola/Marrocos marcou uma nova etapa na consolidação da cooperação bilateral e da parceria entre os dois países, que conhecem, cada uma na sua região, um desenvolvimento importante, bem como jogam um papel reconhecido a nível do continente africano.
A República de Angola e o Reino de Marrocos pretendem estabelecer uma parceria multifacetada que abrange vários domínios, particularmente a Agricultura, Pesca, Turismo, Minas e Energia, Educação e Formação Profissional, Infra-estruturas, Logística, Saúde e Indústria Farmacêutica.
As relações político-diplomáticas entre Angola e Marrocos datam do início do processo de Luta de Libertação Nacional dos Povos Africanos contra a dominação colonial. A seguir à Independência de Angola, os dois Governos decidiram estabelecer relações diplomáticas, através da instalação de Embaixadas em Luanda e Rabat.
Em Outubro de 1988, foi assinado o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, que permitiu a realização da I Sessão da Comissão Mista Bilateral angolano-marroquina, em Rabat, em Outubro de 1989.
Cooperação com a Argélia
Ainda ontem, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, em audiência, Abdelhakim Mihoubi, embaixador da República Argelina Democrática e Popular em Angola, com quem abordou assuntos de interesse bilateral, regional e internacional.
Quanto ao bilateralismo, Téte António e Abdelhakim Mihoubi expressaram a importância de se fortalecer ainda mais os laços de amizade e de cooperação entre os dois países, assim como reiteraram o compromisso de se continuar a promover o diálogo e a parceria entre Angola e a Argélia, em benefício dos povos e em consonância com os princípios da diplomacia e respeito mútuo.
As relações de amizade com a Argélia existem antes da Independência de Angola, quando este país árabe prestava apoio diplomático, material e militar na luta pela independência. No período pós-independência, o apoio da Argélia foi crucial para a formação dos primeiros quadros angolanos, em particular do sector dos Petróleos.
Téte António esteve em Argel, Argélia, de 17 a 18 de Outubro, onde participou na 20ª Reunião dos Ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros de África e dos países nórdicos. Esta reunião visou reforçar o diálogo e a cooperação entre os países africanos e os nórdicos sobre uma ampla gama de questões relativas à paz e segurança internacionais, ao desenvolvimento sustentável e às parcerias eficientes.
A Argélia é um país do Norte de África, sendo o maior país do continente e o décimo maior do mundo em termos de área terrestre. A capital é Argel. O país faz fronteira com o Mar Mediterrâneo, com a Tunísia, a Líbia, o Níger, o Mali, a Mauritânia, o Sahara Ocidental e Marrocos.