• Angola reitera compromisso com ONU-Habitat


    Angola reiterou, hoje, o compromisso de intenso trabalho com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

    Trata-se de um parceiro crucial para a promoção do desenvolvimento socioeconómico nas áreas de planeamento territorial e urbano.

    A declaração foi feita pelo embaixador de Angola na República do Quénia, Mário Constantino, na primeira sessão de 2025, do Conselho Executivo da ONU-Habitat, que decorre, de 25 a 27 deste mês, em Nairóbi.

    Na ocasião, o diplomata reiterou que Angola vai procurar aprofundar as relações com a ONU-HABITAT, sobretudo nos projectos de impacto directo para o bem-estar dos cidadãos., refere uma nota enviada ao JA Online.

    Sublinhou, também, que as acções tomadas pela ONU-Habitat quanto ao relatório do director executivo sobre o recrutamento, distribuição geográfica equitativa e paridade de género, bem como sobre o pessoal da organização, vai tornar o processo mais eficaz em termos de diversidade e equilíbrio.

    Por isso, espera que essas medidas possam levar a organização a atingir uma ampla distribuição geográfica de pessoal e uma paridade de género dentro da ONU-Habitat, conforme consagrado no Artigo 8 da Carta das Nações Unidas, concluiu.

    O Conselho Executivo, composto por 36 Estados-membros, está a discutir a actualização sobre o projecto de programa de trabalho da ONU-Habitat, o Projecto de Orçamento da Fundação das Nações Unidas para o Habitat e os Assentamentos Humanos para 2026, entre outros assuntos ligados à instituição.