Uma delegação angolana chefiada pela Juíza Conselheira do Tribunal Constitucional, Júlia Ferreira, participou entre 19 e 20 de Setembro em Joanesburgo, África do Sul, numa acção formativa sobre o Livro de Referência à Protecção das Liberdades dos Meios de Comunicação Social e dos Direitos Digitais.
Fazem parte como integrantes da delegação angolana o Director do Gabinete de Sistemas e Tecnologias de Informação, Cleef Massunini António Cazevo, e um Técnico de Cerimonial, Protocolo e Relações Públicas, Bernardo João Sapalo.
Os participantes abordaram sobre a Relação dos Direitos Digitais com a Liberdade dos Meios de Comunicação Social, Desafios na Apreciação da Liberdade dos Meios de Comunicação Social e a Realidade a nível da SADC e Direitos dos Defensores dos Direitos Humanos.
A ideia é melhorar o ambiente propício para a promoção e protecção dos direitos humanos, fortalecer a sua capacidade e o engajamento dos actores regionais e locais da sociedade civil, para buscar reparação por violações de direitos, assim como aumentar a demanda pública por um melhor Estado de Direito e combate aos crimes cibernéticos.
Organizado pela ABA (American Bar Association), o encontro juntou representantes de Angola, Essuatíni, Moçambique, Botswana, Namíbia e África do Sul.
American Bar Association é uma associação voluntária de advogados, trabalha para melhorar a administração da justiça, promove programas que auxiliam advogados e juízes no seu trabalho, e engaja-se para construir a compreensão pública em todo o mundo sobre a importância do Estado de Direito.
-
Angola participa em Formação sobre o Livro de Referência à Protecção das Liberdades dos Meios de Comunicação Social e dos Direitos Digitais