• Angola nos 50 anos da Libertação dos Presos do Tarrafal


    O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, participa da celebração dos 50 anos da Libertação dos Presos do Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde.

    O evento reúne os Chefes de Estado de Cabo Verde, enquanto anfitrião, José Maria Neves, da Guiné-Bissau, Umaru  Sissocko, de Portugal, Marcelo de Sousa, e o ministro, João Ernesto dos Santos, em representação do Presidente João Lourenço.

    Segundo informações divulgadas pela página oficial do Presidente cabo-verdiano, no Facebook, o programa inclui o descerramento da placa comemorativa da efeméride e a sessão especial, com declarações dos Chefes de Estado, do ministro Liberdade e do presidente da Câmara de Tarrafal e um representante dos Combatentes e antigos presos e sobreviventes do "Campo da Morte Lenta".

    O evento encerra com um concerto da Liberdade no Campo do Tarrafal.

    O Campo de Concentração do Tarrafal, também designado "Campo da Morte Lenta", é um campo de concentração situado na aldeia de Chão Bom, no Concelho de Tarrafal, na ilha de Santiago em Cabo Verde, fundado em 1936, durante um processo de reorganização do sistema prisional do Estado Novo, com o objectivo de encarcerar presos políticos e sociais.

    A localização foi escolhida de forma estratégica, tanto por ser perfeita para que os testemunhos não viessem a público, com principal objectivo de aniquilar física e psicologicamente os opositores portugueses e africanos à ditadura Salazarista, isolando-os do resto mundo em condições desumanas de cativeiro, maus tratos e insalubridade.