• Angola junta delegações da RDC e M23 nos próximos dias para negociar a paz


    Angola, na qualidade de mediador do conflito que afecta o Leste da República Democrática do Congo, vai encetar contactos com o M23, para que as partes, realizem, nos próximos dias, negociações directas com o objectivo de negociar a paz definitiva na RDC.

    A decisão tornada pública, na sequência do encontro que o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve, ontem, em privado, com o homólogo da RDC, Félix Tshisekedi, aponta como palco das negociações a capital angolana, Luanda.

    No quadro da breve visita a Luanda, os dois estadistas mantiveram um encontro para consultas sobre o conflito prevalecente no Leste da República Democrática do Congo.

    De recordar que João Lourenço e Félix Tshisekedi reuniram-se no mês passado, também em Luanda, para tratar de uma diligência diplomática no quadro dos últimos acontecimentos, tanto no terreno (deterioração acelerada da situação de segurança no Leste da RDC), quanto no plano político-diplomático, em que se destaca a reunião do Conselho de Paz e Segurança que decorreu em Adis-Abeba, Etiópia.

    Na parte oriental da RDC, refira-se, agudizaram-se as acções militares nas últimas semanas, com as forças do M23 a tomarem cada vez mais território, sendo o caso mais crítico a ocupação da cidade de Goma, capital da província do Kivu Norte.

    De sublinhar também que o Presidente da República de Angola é o medianeiro designado pela União Africana para o conflito no Leste da RDC. Além disso, João Lourenço é, desde Fevereiro, o Presidente em funções da União Africana, com um mandato que se estende até Fevereiro de 2026.